Toda vez que falamos em mudanças comerciais e industriais, seja ela de pequenos ou grandes volumes, temos as classificações quanto aos tipos, os quais podem ser: mudanças comerciais ou corporativas e mudanças residenciais. Ainda são dividas quanto aos destinos, se locais, municipais, interestaduais ou internacionais.
Em uma terceira divisão, são classificadas quanto ao tipo de carga, que podem ser especiais, pesadas, perecíveis, carga viva ou perigosa, entre outras. Nesta divisão existem outras.
No entanto aqui, vamos falar especificamente das particularidades de mudanças comerciais e industriais, ambas interestaduais. Sejam elas de pequenos ou grandes volumes, transportadas dentro da própria cidade, para outros municípios e as interestaduais, ou seja, de longa distância, envolvendo mais exigências, normas e leis para realização da atividade.
Mudanças comerciais e industriais – interestadual
A mudança comercial, além de todos os cuidados básicos no transporte de bens de terceiros, exige um cronograma especial para que a contratante possa estabelecer prazo para retomada das atividades no novo endereço. Além do inventário de bens é necessária ainda organização da documentação fiscal para rodar nas estradas estaduais e federais.
Ao mesmo tempo, a mudança comercial e industrial exige a contratação de transportadoras experientes, com profissionais capacitados, com frota diversificada para atender todas as necessidades demandadas principalmente nos casos de grandes volumes.
Contudo, a empresa de transporte contratada desenvolve um planejamento mais técnico com vistoria no local de carregamento e de descarregamento já pensando no posicionamento de todo o material o descarregamento no local de destino, atendendo ao projeto desenhado para o layout do novo ambiente de operação da contratante. A participação da transportadora é importantíssima em todas as fases do processo, desde a embalagem organizada dos materiais.
Normalmente fornecem etiquetas coloridas para identificação de documentos, arquivo morto, livros, processos, estoques de produtos, almoxarifados, etc. Além disso, atuam na montagem e desmontagem de estações de trabalho, mobiliários e demais itens que podem ser desmembrados para o transporte.
No caso de mudanças industriais o cuidado é redobrado para movimentação com maquinários e os tipos de caminhões de transportes são selecionados de acordo com a capacidade, dimensões, entre outros requisitos técnicos para deslocar carga pesada, volumosa e de valor.
Dessa forma sabemos que mudanças deste tipo exigem planejamento técnico, logístico, administrativo e de segurança. Antes de contratar a transportadora certifique-se da capacidade técnica, estrutural e de pessoal para realização da sua mudanças comerciais e industriais, mesmo que seja de pequenos volumes.