Construir uma coleção de livros impressionante é apenas uma das muitas alegrias de ser um leitor – até a hora de mudar de endereço, é claro. Embora possa parecer tão simples quanto puxar para fora a maior caixa que você puder encontrar e enchê-la até a borda, embalar livros exige muito mais organização do que isso. Você precisará iniciar o processo com uma estratégia que o ajude a mover seus livros com eficiência e segurança. E temos algumas dicas que podem ajudar.
Por que embalar os livros corretamente para a mudança é importante (principalmente para os apaixonados por literatura e têm seus livros como itens preciosos)?
Quando pensamos nos itens mais difíceis de empacotar antes de uma mudança, as primeiras coisas que vêm à mente são geralmente os itens frágeis.
Livros não são nada disso, então por que são tão difíceis de embalar? Bem, embora um livro individual seja leve, compacto e longe de ser frágil, uma pilha de livros é na verdade muito pesada – e uma caixa de livros ainda mais. Se seu plano é apenas descarregar sua estante inteira em algumas caixas de mudança, você acabará com uma caixa excessivamente robusta e pesada que, é uma verdadeira – e literal – dor de se carregar. Também pode causar danos aos seus outros pertences se cair durante o transporte.
A melhor maneira de fazer isso é empacotar os seus livros corretamente, usando métodos testados e aprovados pelos amantes de livros. Aqui está o que você deve saber sobre a embalagem de livros, incluindo as nossas melhores dicas para transportar toda a sua coleção de casa antiga para a nova.
Faça alguma edição / doação
Você realmente precisa de duas cópias do mesmo romance? Ou um livro com muitas anotações que você carrega por hábito desde o colégio? Há uma boa chance de você ter pelo menos alguns livros que não deseja mais, e uma mudança é uma grande oportunidade de se desfazer deles.
Quanto ao que vem a seguir, os livros são um dos itens mais fáceis de doar, então você está com sorte. Ligue para a biblioteca local para ver se eles estão aceitando doações ou leve-os à loja de artigos usados mais próxima. Você também pode ganhar algum dinheiro extra vendendo seus livros a um negociante de livros usados.
Selecione as caixas certas
Um truque importante para embalar livros é distribuir seu peso embalando-os em várias caixas pequenas ou médias em vez de uma única caixa grande. Os livros podem ultrapassar rapidamente os limites de peso em caixas grandes e extragrandes, e você também terá os problemas de segurança mencionados acima se carregar muitas de uma vez. Use nossa calculadora de caixa móvel gratuita para descobrir de quantas caixas você precisará para a sua mudança em geral e acrescente algumas caixas pequenas e médias extras para contabilizar sua coleção.
Se você tiver que usar caixas grandes, não as encha completamente
Nós entendemos, às vezes você só tem como trabalhar com o material de embalagem que você tem. Então se você tem muitas caixas maiores e não quer comprar caixas menores apenas para livros, você pode usar as maiores – mas você terá que fazer isso com inteligência. Encha caixas maiores, no máximo com 60%, com livros e, em seguida, encha o resto do espaço com itens leves, mas volumosos, como lençóis ou toalhas.
Use uma mala com rodinhas em vez de caixas
Você também tem que mover suas malas, então pode muito bem colocá-las para trabalhar. Uma mala com rodinhas é uma opção fantástica para embalar livros e elimina totalmente o problema do levantamento de peso (contanto que você tenha uma rampa de acesso no caminhão).
Organize conforme você avança
Facilite a descompactação de seus livros mais tarde, embalando-os de forma que você possa rapidamente retirá-los da caixa e colocá-los na prateleira de sua nova casa.
Como exatamente você fará isso depende de como você gosta de organizar seus livros. Quer você vá por gênero, autor, cor ou tipo de livro, agrupe-os com antecedência para economizar muito tempo ao se instalar.
Embale as capas rígidas na vertical e as brochuras nas laterais
Um truque para fazer isso acontecer é empilhar as capas rígidas na vertical, com as lombadas encostadas na lateral da caixa, e as brochuras nas laterais. Isso ajuda a distribuir o peso dos seus livros da maneira mais otimizada e também protege as páginas de dobrar ou rasgar.
Trate os objetos de valor de maneira diferente
A maioria dos livros pode ser simplesmente colocada em suas caixas, mas alguns livros – particularmente objetos de valor como álbuns de fotos ou livros antigos, ou livros mais frágeis como quadrinhos – precisam de um pouco de cuidado extra. Dependendo do livro em si, isso pode significar embrulhá-lo em uma camada de filme plástico cheio de ar antes de colocá-lo na caixa e / ou separá-lo de outros itens com uma camada de papelão.
Para livros que realmente não têm preço para você, embale-os em pequenas caixas sozinhos ou com apenas alguns outros itens e carregue-os com você em vez de jogá-los no caminhão de mudança.
Não se esqueça de rotular
Rotular todas as suas caixas pode ser entediante, mas é sempre uma boa ideia fazer isso, especialmente para livros. Além de tornar mais fácil colocar as caixas na sala certa para desembalar, também avisa a você ou aos seus carregadores de que a caixa é pesada e deve-se tomar cuidado extra ao levantá-la.
Não empilhe
As caixas de livros devem ser colocadas no chão do caminhão e nunca em pilhas. Isso evita que eles tombem durante o transporte e causem danos aos itens ao seu redor. Também oferece proteção ao descarregar o caminhão.
Se você deseja terceirizar todo o trabalho de empacotar livros e transferi-los para sua nova casa, considere a contratação de transportadores com serviço completo. Eles podem embalar, carregar, transportar e até desempacotar seus pertences para que você não precise levantar um dedo para se mudar.
Conte com nossos serviços.