O aproveitamento de mudanças ou transporte de carga compartilhada tem como uma de suas características principais ocupar a capacidade de carga do veículo. Com diferentes tipos de itens que podem ser de diferentes empresas/clientes. Serão destinados a diferentes endereços, mas dentro de uma rota comum ou seja, com trajeto pré-definido e planejado para determinado ponto final.
Veja algumas vantagens desse tipo de transporte:
- Alta cobertura do território (maior capilaridade do que a carga convencional);
- Bastante eficiente em operações menores e com características diversas;
- Mais econômico – como os custos são divididos entre os embarcadores, acaba gerando uma boa economia;
- Sustentável – devido a otimização de rotas e do melhor aproveitamento do caminhão.
Quando optar pela carga compartilhada ou carga fracionada?
A princípio, esta modalidade de transporte de carga funciona super bem para empresas que trabalham com o comércio de uma variada gama de produtos, que precisam ser entregues diretamente para o consumidor final, em variados locais e que possam trabalhar com prazos de entregas mais flexíveis.
Por outro lado, empresas que trabalham com uma demanda reduzida de mercadorias com volumes que possam permitir o aproveitamento do espaço nos caminhões. Para ser aproveitado também com outros tipos de carga podem se beneficiar também com a carga compartilhada.
Dessa forma, com isso, o prazo para as entregas, dependendo da ocasião podem também acabar sendo mais ágeis, uma vez que não se faz necessário aguardar pelo fechamento completo de uma carga.
Outra questão interessante de destacar referente a carga compartilhada é que este tipo de transporte é feito com diferentes tipos de veículos, o que acaba permitindo a realização de operações em perímetros urbanos onde caminhões maiores não podem trafegar.
O benefício econômico gerado pelo sistema de aproveitamento de mudança, carga compartilhada ou carga fracionada pode alcançar uma redução real de até 40% no valor final do transporte da mudança residencial, essa economia é possível pois o valor do transporte é fracionado entre os contratantes.
Em síntese, antes de contratar o sistema de mudança tradicional consulte esta possibilidade e veja se é aderente à sua necessidade. Dessa forma, em tempos de crise econômica, reduzir custos faz diferença no financeiro.